Marcas Autenticas: como transparência e honestidade beneficia os negócios

Marcas autênticas, com valores e propósito claros, constroem confiança genuína, diferente do marketing superficial. Transparência e consistência são cruciais. A autenticidade cria conexões duradouras e se torna um diferencial competitivo essencial no mercado atual.

Em um cenário saturado de informações e promessas vazias, uma marca autêntica é o que consumidores mais buscam. Pessoas querem mais do que nunca criar conexões genuínas, procurando por empresas que não apenas ofereçam produtos e serviço de qualidade, mas que também compartilhem de seus valores e propósitos.

Contudo, o que é autenticidade para uma marca? Neste artigo, vamos explorar tudo sobre autenticidade, como isso beneficia os negócios e a sociedade, além dos elementos essenciais para construir uma marca autêntica.

O que é autenticidade

Autenticidade se refere a ser genuíno e verdadeiro, não só perante os outros, mas consigo mesmo. É agir de acordo com seus próprios valores, crenças e princípios.

Portanto, uma marca autêntica é aquela que seu marketing e comunicação se alinham com a realidade dos seus produtos ou serviços, valores e ações. É cumprir com o que você promete com ações concretas. Bem como é agir da mesma forma tanto com seus funcionários e parceiros quanto com clientes e sociedade em geral.

Para Philip Kotler, em seu livro Marketing 3.0, o consumidor não é mais um alvo a ser atingido, mas um ser humano com quem as marcas devem se relacionar, de igual para igual.

Mesmo sendo uma pessoa jurídica, marcas são feitas por pessoas. E pessoas se identificam com pessoas, com toda a sua complexidade e imperfeições. Nesse sentido, humanizar a marca implica em abrir as portas para transparência total e reconhecer suas imperfeições.

Porém, não é porque reconhecemos nossas imperfeições que estará tudo bem cometer erros ou oferecer produtos/serviços de baixa qualidade. Pelo contrário, reconhecer imperfeições é entender que há sempre o que melhorar e buscar a melhoria contínua.

Autenticidade de verdade vs fingindo ser autêntico

Uma marca não precisa sair gritando para todo mundo que ela é autêntica. Autenticidade não é pelo o que você fala, mas quando suas ações são coerentes com suas promessas.

Assim, autenticidade surge naturalmente em sua comunicação, em seus produtos ou serviços e na experiência que seus clientes possuem. O papel do marketing é de amplificador, destacando os aspectos genuínos da marca para gerar conexão emocional e construir confiança. Não é o marketing que cria autenticidade.

Ademais, marcas autênticas só são reconhecidas assim quando suas ações são consistentes. Ou seja, não basta falar, é preciso fazer e manter-se consistente em seu comportamento. Não adianta falar uma coisa hoje, dizer outra amanhã e agir diferente, de forma oportunista.

Transparência não é autenticidade

Transparência é revelar a realidade do seu negócio, sem se esconder atrás de máscaras. Marcas autênticas se refere à coerência entre suas palavras e ações, em todos os contextos.

Assim, uma marca pode ser transparente, mas não ser autêntica. Por exemplo, uma marca de moda pode ser transparente com seus dados de sustentabilidade, mas isso não quer dizer que elas sejam realmente sustentáveis e que suas palavras são alinhadas com suas ações.

A marca autêntica geralmente é transparente, pois não tem medo de mostrar suas verdades. Contudo, isso não quer dizer que você precisa abrir todos os seus dados e mostrar cada minuto da rotina nas redes sociais.

Aliás, o que você revela pode depender do canal e público. Assim como em nossos relacionamentos pessoais, revelamos diferentes camadas sobre nós. E não é porque construímos relações diferentes que somos menos autênticos.

Qual a importância de ser uma marca autêntica?

Antigamente, bastava criar um bom produto com preço razoável para construir confiança com seus clientes. Atualmente, consumidores buscam mais do que apenas realizar uma transação: as pessoas preferem marcas que compartilham de seus valores, que buscam ser uma força de mudança na sociedade e ajudem-as a se expressarem.

Pesquisas demonstram a importância da autenticidade para os negócios:

No Marketing Digital, marcas autênticas são ainda mais importantes. Todo mundo tem liberdade para expressar suas ideias e opiniões. Assim, é fácil confirmar ou refutar as promessas de uma marca.

Consumidores também estão se acostumando com uso de ad blockers e soluções anti-spam. Marcas autênticas possuem grande vantagem nesse contexto, pois seu público acaba realizando o marketing por você, através do boca a boca, ao invés de depender de anúncios que seriam bloqueados e ignorados.

Não é sobre ser perfeito

Autenticidade não é sobre palavras bonitas em uma página sobre missão, visão e valores. Marcas autênticas são construídas ao longo do tempo, através de ações que são consistentes com seus valores. É sobre se manter fiel à sua missão, em todos os contextos.

Também não é sobre perfeição. Na verdade, é o oposto. É sermos transparentes e genuínos. Aliás, na psicologia social, existe um conceito chamado de pratfall. Originalmente descrito por Elliot Aronson, em 1966, diz que pessoas acabam gostando mais de uma pessoa (ou marca) conforme elas demonstram suas falhas.

Sob essa ótica, pessoas altamente competentes acabam ganhando mais admiradores após mostrarem suas falhas. Por exemplo, um atleta de elite costuma ter ainda mais admiradores conforme demostra todos os desafios que enfrenta, erros que cometeu durante sua jornada e sua história de superação. O mesmo se aplica às marcas.

Os pilares de uma marca autêntica

Construir uma marca autêntica requer intencionalidade e compromisso contínuo, baseando-se nos seguintes elementos essenciais:

Outro aspecto importante de marcas autênticas é o storytelling. Geralmente as marcas possuem uma história inspiradora para contar, seja sobre como ela foi fundada ou a jornada que ela percorreu até o presente, bem como sobre seu futuro.

Através do storytelling criamos conexões em nível emocional com nossos clientes, parceiros e equipes. Compartilhar sua história de forma honesta e autêntica ajuda na construção de confiança e credibilidade.

Importância de ser uma marca autêntica para pequenas e médias empresas

Grandes corporações, como Microsoft, Google, IBM, etc buscam ter os benefícios de uma marca autêntica. Contudo, elas não precisam tanto, pois ainda conseguem gerar bilhões em receita por conta do seu tamanho e história, de modo que ter um produto relativamente melhor e/ou diferente que a concorrência já é “suficiente”.

Micro, pequenas e médias empresas, por outro lado, não conseguem competir dessa maneira. Elas precisam de um diferencial mais significativo para conquistar a confiança e fazer que consumidores prefiram elas ao invés da grande corporação que todo mundo já conhece.

Portanto, esses negócios devem ser as que mais se apoiam em uma estratégia de marca autêntica para conquistarem seu espaço no mercado. Autenticidade custa menos, utiliza recursos de forma inteligente e é extremamente poderosa, ou seja, perfeito para micro e PMEs.

Autenticidade como ingrediente essencial

Enfim, construir uma marca autêntica implica em ser coerente em suas falas e ações em todos os aspectos da sua empresa, não só o marketing. Isto exige investir em saber qual a essência da sua marca e alinhar sua mensagem com seus valores e ações.

A partir de uma autenticidade genuína, construímos confiança, lealdade e, consequentemente, resultados positivos que são duradouros.

Para quem busca alinhar seu marketing com sua essência para criar marcas autênticas de verdade, entre em contato e descubra como podemos apoiar sua jornada!

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